..::De Bobeira::..
Ops... Você ainda não é um membro D'Bobeira..
Não esqueça de se registrar e aproveitar tudo o que temos para oferecer..

[Artigo] O eixo da Terra se deslocou 10 Centimetros

Ir em baixo

[Artigo] O eixo da Terra se deslocou 10 Centimetros

Mensagem por Convidad em Sab Mar 12, 2011 2:58 pm




O sismo no Japão terá deslocado o eixo de rotação da Terra em cerca de dez centímetros, indicou o Instituto italiano de Geofísica e Vulcanologia, citado pela agência AFP.
“Os resultados preliminares de estudos efectuados pelo Instituto Nacional italiano de Geofísica e Vulcanologia indicam que o sismo no Japão terá deslocado o eixo de rotação da Terra em cerca de dez centímetros”, indicou o director de investigação, Antonio Piersanti, num comunicado divulgado no sítio do
instituto na internet.

Este movimento “é muito mais importante do que o do grande sismo de Sumatra em 2004 e provavelmente fica atrás do do Chile, em 1960".

A agência espacial italiana é, contudo, mais reservada, estimando que é preciso recolher mais informação antes de estabelecer a medida exacta do movimento, divulga a agência noticiosa italiana Ansa.

A modificação do eixo da Terra pode ter repercussões sobre a duração do dia solar, mas trata-se de mudanças mínimas e imperceptíveis, da ordem de alguns milionésimos de segundo.

A agência noticiosa japonesa Kyodo adianta que o violento sismo e o subsequente maremoto, que afectaram hoje o nordeste do Japão, terá provocado a morte a mais de mil pessoas.

O balanço agrava-se de minuto para minuto e, segundo o mais recente balanço provisório da polícia, já se registam 378 mortos, 584 desaparecidos e cerca de 950 feridos.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum